O Instituto

O Instituto Favela da Paz é um guarda chuva que abriga diversas iniciativas e coletivos, desde alimentação saudável, arte, cultura, sustentabilidade, saúde e bem estar e educação.

Como Começou?

Há 30 anos atrás Claudinho Miranda convidou seu irmão Fábio Miranda e mais alguns amigos para montar uma banda com o objetivo de promover solidariedade, cultura, lazer, dentre tantos outros auxílios prestados à população da periferia do bairro Jardim Nakamura, região sul de São Paulo. Claudinho Miranda começou a fazer música com 9 anos de idade e Fábio Miranda criando os instrumentos a partir do lixo em um bairro considerado pela ONU dos EUA o mais violento do mundo durante duas décadas, e seus sonho coletivo era “Mudar o lugar sem se mudar de lá”.

Coração do Instituto …
Assim surgiu a Banda Poesia Samba Soul em 1989 e a partir daí um ponto de luz onde jovens da comunidade passaram a ter aulas de música com Claudio gratuitamente feito com os instrumentos de lixo produzidos por Fábio. Então começou a se criar possibilidades de mudança através da música, com o passar dos anos a banda se tornou referência nas favelas de São Paulo e depois para o mundo.

Liderada por seu fundador, o multi-instrumentista e produtor musical Cláudio Miranda, a banda traz a mistura do groove, soul, samba-rock e outras influências como jazz e black music. Com 6 CDs e 3 DVDs lançados, suas composições têm letras com mensagens de incentivo e histórias do cotidiano. Formada por Claudinho Miranda (vocais e violão), Fabio Bass (baixo elétrico), Pikeno (Percussão), Paulinho Torres (Bateria), Luiz Henrique (Percussão) e Eem Fernandes (Backing vocal), a banda prepara o lança comemora 30 anos de banda através da música sustentável.

 Viajam para o mundo a fora levando a música e suas experiências de vida, de como conseguiu tornar esse lugar em uma referência em sustentabilidade social, cultural e ambiental, reconhecida internacionalmente, com shows e palestras realizados em outros países da Europa, América Latina, EUA e Oriente Médio.

 E foi assim que nasceu o  Instituto Favela da Paz  em 2010, que hoje é formado por músicos, artistas independentes, articuladores culturais e os princípios que sustentam tudo o que fazemos é os valores da comunidade, cooperar e compartilhar dons e sentimentos, fazer da escassez a abundância. A música nos ensinou a ser, respeitar, confiar, apoiar e ser apoiado e foi determinante para tudo que aconteceu ao longo desses 30 anos.

O que as pessoas dizem

“Conheci o Fábio no Sesc Pq. Dom Pedro II. Uma pessoa sensacional! Mostrou em pouquíssimo tempo todos os conceitos de sustentabilidade. Apresentou a energia solar e o famoso Biodigestor. Quando falou do Instituto Favela da Paz cativou a todos com sua história. Definitivamente, é por essas coisas que a vida vale a pena. Parabéns Fábio e à toda equipe do Instituto…”

Paulo H. Machado

“Um exemplo a ser seguido. Muito bom esse trabalho que o Instituto Favela da Paz desenvolve.”

Esmeralda Ortiz

“E um dos lugares mais fantásticos de São Paulo.”

Mauricio Montel
Publicidade